quinta-feira, 12 de abril de 2012

Análise dos Códigos de Ética

   Analisando os Códigos de Ética da ANJ e da Fenaj é possível perceber que ambos incluem valores e 
preceitos fundamentais à busca da verdade, a veracidade e a precisão de informações. A profissão do jornalista é de natureza social e finalidade pública. O seu compromisso é com a verdade no relato dos fatos e a apuração deve ser precisa e divulgada corretamente.
   Em relação aos direitos e deveres da profissão, os códigos são bastante claros ao revelar que o jornalista tem direito à divulgação, à preservação de fontes e à informação. É dever do profissional divulgar fatos de interesse público, defender o exercício da profissão, respeitar o direito à privacidade do cidadão, diferenciação do material jornalístico do publicitário, lutar pela liberdade de pensamento e de expressão, entre outros.
Além disso, o código de ética da Fenaj acrescenta que o jornalista deve publicar seu material com precisão e correção, deve-se opor ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão, respeitar o direito autoral e intelectual do jornalista, denunciar as práticas de assédio moral no trabalho às autoridades e combater a prática de perseguição ou discriminação por qualquer motivo.
   O código de ética da Fenaj cita também que o jornalista é responsável por toda a informação que divulga.

   ----> Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos. É um conceito em que as democracias modernas se baseiam e trata-se de um direito humano. Na minha opinião, o direito à liberdade de expressão garante a qualquer indivíduo a possibilidade de se manifestar, buscar e receber informações, facilitando os ideais e o convívio da sociedade.


  • Postado por Rafaela Borges - 3º G

Um comentário:

  1. Muito bem, o esforço da Rafaela. A questão posta no final é, ao fim, a questão que nos orienta no debate inteiro. O que é, afinal, liberdade de expressão? Chamo atenção para a dimensão do direito de buscar e receber informações, contido na liberdade de expressão e que completa a dimensão do direito de falar. Liberdade de expressão é o direito de falar e de ser ouvido. Nós queremos que nossa voz faça diferença. Sem o direito à informação, não conseguimos isso.
    Alguém mais tem observações ao tema?

    ResponderExcluir