sexta-feira, 4 de maio de 2012

12 homens e uma sentença - “A vida está em suas mãos, a morte em suas mentes”



  Clássico dirigido por Sidney Lumet nos ensina a pensar e a duvidar

O filme “Doze homens e uma sentença” conta a história de um jovem que está sendo julgado por ser acusado de matar o próprio pai, e depende dos 12 jurados – identificados por números – para receber a sentença.
O desenrolar da história – que se passa numa sala pequena e abafada, dando a impressão de sufoco – acontece quando o jurado número 8, interpretado por Henry Fonda e único a estudar o caso antes de julgar, tenta convencer os demais que o réu pode ser inocente. Nesse momento, percebe-se que a personalidade de cada jurado tem uma ligação com seu ponto de vista sobre o caso. Da irritação de um empresário que sofre com o desprezo do filho e a indiferença de um vendedor, ao preconceito do dono de uma oficina e indecisão de um publicitário, o arquiteto Davis – jurado número 8 – consegue, através de experiências do dia-a-dia, convencer todos os jurados que o jovem é inocente.



Com base no código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, a informação deve ser divulgada com total veracidade, buscando provas que comprovem as informações de interesse público, onde os dois lados devem ser ouvidos em casos de acusação e defesa.
Além de ser um exemplo da atuação de alguns profissionais do jornalismo hoje em dia, o filme mostra que, para a comodidade de todos, uma opinião praticamente unânime julgaria o caso. O personagem interpretado por Henry Fonda pode ser visto como exemplo do comportamento que um verdadeiro jornalista deve seguir.
Assim, concluímos que, só se pode divulgar uma notícia após a comprovação de sua veracidade. O jornalista tem que estudar os casos e ser imparcial, sem misturar sua vida pessoal ou interesse individual com o assunto em questão. Também não se deve priorizar apenas a agilidade para dar a notícia (mostrando o sensacionalismo), mas sim a qualidade dela.

Ana Cláudia Lima e Stefânia Firmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário