sexta-feira, 18 de maio de 2012

A caixa do poder!



A falta de responsabilidade por parte das pessoas que controlam a mídia é grande. Principalmente por aqueles que controlam a televisão e a utilizam como principal meio de propagar suas ideologias. Dessa massificação surgem pessoas incapazes de julgar e decidir conscientemente sobre os valores que permeiam a sociedade, assim passam a adotar a visão imposta por uma empresa, que obscuramente trabalha seus interesses.

Aquilo que o homem criou para facilitar o processo de comunicação e, consequentemente, promover as diferenças culturais e a liberdade de expressão, hoje é dominada por poucos que abusam do poder sem medir esforços para alcançar seus objetivos. Principalmente por conta de uma ausência reguladora por parte do estado.

O estado, além de mostrar-se omisso, concede aos empresários o livre arbítrio de escolher aquilo que a população receberá de informação. Como em uma espécie de teia, os poderes no Brasil estão ligados ao poder da mídia e trabalham conjuntamente para impor uma ideologia dominante e conformista, que pressiona as pessoas a agirem, comportarem e, pensarem igual aquilo que lhes é passado como verdadeiro.

Dentro deste panorama, a liberdade de expressão e as diferenças culturais são ofuscadas perante um pensamento dominante. O direito a comunicação fica comprometido simplesmente pela monopolização e oligopolização dos meios. A falta de regulação empresarial no ramo comunicacional questiona os princípios contidos na Constituição de 1988. O que mostra que no Brasil, possuímos um sistema legislativo, judiciário e executivo incapaz de prevalecer as regras contidas no texto que rege as normas no país.

Wendell Spadano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário