segunda-feira, 7 de maio de 2012

Muito Além do Cidadão Kane


  Muito Além do Cidadão Kane foi um documentário, datado de 1993, que possua polemicas até na sua produção, fala-se que foi produzido pela BBC de Londres, outras fontes falam que foi a Channel 4, também de Londres e também fala-se que é uma produção independente. Mas bem mais polêmico é seu conteúdo.
  O filme trata da Rede Globo e seu poder no país, poder de informação e credibilidade popular, e dá exemplos de onde esse poder foi utilizado de maneira manipuladora, polarizada e antiética.
  O Documentário se inicia dando um panorama geral do Brasil, sócio-politico-econômico e daí passa a tratar da comunicação do país, mostrando o inicio das principais emissoras de TV e principalmente a Globo.
  É denunciada no filme uma ”camaradagem” entre Globo e a ditadura militar brasileira, onde a emissora noticiava os fatos mais interessantes para ela mesma e sua sobrevivência no regime da censura. A Globo tinha suas novelas que rendiam muito com anunciantes e publicidade e aumentava seu poder econômico e simbólico cada dia mais, sem comentar as atrocidades cometidas pela ditadura.
  Talvez as denuncias mais sérias dadas no filme acontecem quando o tema das eleições do governo do Rio, onde Brizola venceu, porém as pesquisas que foram veiculadas não condiziam com a realidade e poderiam estar ligadas a um golpe que aconteceria, e nas eleições diretas, logo após o regime militar acabar, na disputa Collor e Lula, é abordada. Contando com depoimentos de jornalistas de cargos altos e outros envolvidos na época o filme relata que a Globo, pode ter manipulado a eleição através de publicidade a favor do candidato Collor e com um debate que foi editado para favorecer Collor diminuindo também a imagem de Lula.
  O filme trata das maneiras absurdas e tendenciosas em que são geradas as concessões dos meios de comunicação do Brasil, fala da Globo como parceira do poder, independente de qual for esse poder e das técnicas de manipulação que a emissora já se utilizou nos seus anos de vida. Um filme polêmico e assustador, que vale a pena ser assistido, para que possamos julgar melhor a informação que nos é dada diariamente.



Bruno Baptista Miranda e Eduardo Zica


Nenhum comentário:

Postar um comentário