segunda-feira, 4 de junho de 2012

CPI do Cachoeira...


Em 2005, Carlos Cachoeira foi testemunha na CPI dos Bingos, agora novamente ocupa páginas das revistas e jornais, nas principais edições, porém como o pivô de todo um esquema de corrupções. Herdou do pai, o ponto de jogo do bicho em Goiânia, mas foi com as máquinas de caça-níqueis, que seu patrimônio triplicou de forma exponencial.

 Cachoeira para se defender de seus direitos, foi “tecendo” uma rede de contatos no judiciário, em governos estaduais e municipais, aos quais comprava a todos, com empréstimos e presentes. A Polícia Federal montou operações “Vegas” e ”Monte Carlo”, sobre um suposto esquema montado pelo empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, comprometendo a vários políticos, que vão desde o PT ao PSDB, e dentre eles, Demóstenes Torres considerado o Campeão da Ética no Senado Federal.

Com o apoio de 72 dos 81 senadores e de 396 dos 513 deputados, foi criada no dia 19 de abril de 2012 e instalada no dia 25 a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar o envolvimento de Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira com agentes públicos e privados. A CPMI especifica como alvo da investigação pelo menos 15 tipos de crimes cometidos pelo contraventor e seu grupo. Entre os "espectros de ilicitudes" estão citados no requerimento de criação da CPMI tráfico de influência, fraude nas licitações, corrupção e formação de quadrilha, entre outros. A CPMI vai funcionar por 180 dias e terá R$ 200 mil em recursos para as suas atividades.  O número de assinaturas dos parlamentares foi bem superior ao mínimo necessário, que são 27 de senadores e 171 de deputados

A CPI do Cachoeira tem como particularidade de outras do passado, o fato que começou tendo todas as provas possíveis, tornando-o ALVO da CPI. Cachoeira foi convocado para depor, mas não respondeu a nenhuma pergunta, afinal...a nossa Constituição permite


Entenda a CPI do Cachoeira: (Fonte http://oglobo.globo.com/)

1 - PRAZOS E COMPOSIÇÃO:

·        --   A CPI tem prazo de 180 dias para concluir seus trabalhos.
·        --  É composta por 16 senadores e 16 deputados como titulares, e o mesmo número de suplentes.
·     --  A comissão é presidida pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e o relator é o deputado federal Odair Cunha (PT-MG), obedecendo o critério das duas maiores bancadas.
·         O limite de gastos da CPI foi estipulado em R$ 200 mil.

2 - OBJETO DE INVESTIGAÇÃO:

·     Criada para apurar "práticas criminosas desvendadas pelas Operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal, com envolvimento do senhor Carlos Augusto Ramos, e agentes públicos e privados, sem prejuízo de investigação de fatos que se ligam ao objeto principal, dentre esses a existência de um esquema de interceptações e monitoramento de comunicações telefônicas e telemáticas ao arrepio do princípio de reserva de jurisdição".

33 - ALVOS DA INVESTIGAÇÃO/ENVOLVIDOS OU JÁ CITADOS NO INQUÉRITO DA PF:

·      --  O bicheiro Carlinhos Cachoeira
·      --  O senador Demóstenes Torres (sem partido-GO)
·     --   Os governadores de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT).
·     --    Pelo menos cinco deputados federais: Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), Sandes Junior (PP-GO), Rubens Otoni (PT-GO), Stepan Nercessian (PPS-RJ), Jovair Arantes (PTB-GO).
·     --   A empresa Delta Construções S.A, maior empreiteira do PAC, citada no inquérito como envolvida com o esquema de Cachoeira.

4 - AS SUSPEITAS:

·          --   As denúncias mostram que Cachoeira mantinha mais que relação de amizade com políticos, que defendiam seus interesses em votações no Congresso e/ou negociando nomeações de pessoas do seu grupo no governo de Goiás.
·    --  O grupo de Cachoeira também é suspeita de tentar fraudar licitações no Governo do Distrito Federal em favor da Construtora Delta.
·     --   A Demóstenes Torres, o bicheiro pediu, inclusive, que intercedesse a seu favor junto ao Tribunal de Justiça de Goiás.
·     -- Cachoeira teria praticado, com a conivência de agentes públicos e privados, tráfico de influência com o objetivo de legalizar o bingo.
·       -- Também teria feito gravações telefônicas ilegais e interceptação de e-mails.

5 - OPERAÇÃO VEGAS

·      --  Investigação da Polícia Federal, concluída em 2009, sobre as ramificações ilegais dos negócios de Carlinhos Cachoeira, em especial o jogo do bicho, e sua atuação junto ao poder público.
·     --  O resultado foi encaminhado ao PGR Roberto Gurgel em 2009; após reportagem do GLOBO, em março último, o PGR encaminhou a denúncia ao Supremo.

6 - OPERAÇÃO MONTE CARLO

·         Nova investigação sobre o mesmo assunto concluída pela Polícia Federal no dia 29 de fevereiro, com a prisão de Carlinhos Cachoeira e vários integrantes do seu grupo envolvidos com atividades ilegais. Também enviada ao Supremo pelo PGR.


               Por Ana Luisa Altieri e Tatiana Campello


Nenhum comentário:

Postar um comentário