sexta-feira, 22 de junho de 2012

Reflexão baseada nos conceitos de Liberdade de Expressão e Liberdade de Imprensa


A mídia no Brasil sofre com a ausência de regulação. E um dos principais motivos disso se dá pelo fato dos meios de comunicação ainda praticarem a “propriedade cruzada” (concentração de mídia, na qual um empresário ou família é proprietário de mais de um veículo de comunicação, jornal, TV, rádio etc). Como consequência, gera-se uma mídia oligopolizada, onde poucos “grandes” grupos controlam a mídia brasileira, e, sem nenhum pudor. É aí que entra a questão da Liberdade de Expressão com a Liberdade de Imprensa. 
Uma vez que a liberdade de expressão diz respeito aos indivíduos e a liberdade de imprensa às empresas, é possível ter Liberdade de Expressão dentro da Liberdade de Imprensa? Podemos perceber que o indivíduo não consegue expor suas idéias se a Empresa (Rádio, TV, jornal, internet) não concordar com sua opinião (mais ainda se tiver relações políticas e privadas envolvidas). 
Cada grupo controlador da imprensa edita a mesma matéria de forma diferente, se adequando a seus interesses. Assim, nem sempre o que o indivíduo expressa será visto. Isto só acontecerá quando existir uma legislação que impeça a prática de oligopólio e da propriedade cruzada. Mas, pelo visto, o governo do Brasil ainda nem pensou nisto... Talvez o interesse político esteja por trás de tudo. É uma reflexão que temos que fazer para repensar no futuro da imprensa brasileira!




Ana Cláudia Lima e Stefânia Firmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário