por Wendell Spadano
A logomarca do governo brasileiro é uma grande criação publicitária que surgiu durante o mandato do presidente Lula, e analisando-a vemos nas entrelinhas uma República alegre, carnavalesca, multiculturalista, representada por um verdadeiro arco-íris ideológico, como que nos dizendo "aqui é o lugar para todas as cores". Este selo fez fama e ainda corre os quatro cantos deste país, mas o próprio presidente Lula reconhece que do ponto de vista da comunicação não existe essa pluralidade (ver vídeo).
Com o oligopólio comunicacional nas mãos de poucas famílias, o cidadão submete-se as informações que a ele são passadas por meio daquilo que estas pessoas considerem de relevância pública. E como se não bastasse, deputados e senadores controlam boa parte das concessões. O vídeo produzido pelo Coletivo Intervozes explica melhor o afronte aos direitos fundamentais resguardados pela constituição (ver vídeo).
E com um povo omisso e descrente os direitos são válidos somente para alguns. Enquanto uns são censurados, e outros presos somente por tentarem se comunicar, outros fazem fortuna controlando os meios de comunicação e ditando o pensamento coletivo da nação. Agora, se será feito uma reforma comunicacional no país, eu não sei dizer. Mas uma coisa é certa, “a revolução não será televisionada nem virá pelo rádio.”.
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